Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Pin on Pinterest0Share on Google+0

Para entender o que são carnes nobres é preciso antes saber duas coisas: primeiro, existe uma grande variedade de cortes.

Cada país desenvolveu sua própria forma de dividir os bovinos. Daí os cortes e nomes diferentes como rib eye steak, bife de ancho, entrecôte

Todos eles têm suas características, texturas e sabores próprios, e por serem produtos nobres, nem sempre é fácil encontrá-los nos supermercados brasileiros.

O segundo motivo é que, apesar de serem todos da mesma espécie, os bois não são todos iguais; existem raças com particularidades que fazem sua carne mais ou menos saborosa, macia etc.

Daí, as peças com maior qualidade podem ser consideradas carnes nobres.

Um dos principais critérios para analisar a qualidade da carne é a forma que a gordura se espalha pelas firbas, a famosa marmorização.

Quando aquecida, essa gordura derrete e inunda a carne com sabor e suculência, também deixando-a mais macia.

Pedaço de strip steak com marmorização

Os traços brancos são gordura; quando assada, ela derrete e deixa a carne mais suculenta

Diferencial das Carnes Nobres

Apesar de não existir um critério claro ou regra geral para uma carne ser chamada de nobre ou não, há um consenso de que alguns cortes de determinadas raças produzem carnes diferenciadas, extremamente saborosas e macias.

Entre as raças mais valorizadas e encontradas no Brasil, estão o Angus inglês e o Wagyu japonês, ambas conhecidas pelas carnes muito bem marmorizadas e suculentas.

A forma como são cortadas também influencia. Veja abaixo alguns exemplos de cortes nobres:

Bife de Chorizo

Um corte tradicionalíssimo na culinária argentina, com textura e sabor bem característicos. Sendo um corte especial do contra-filé, pegando o miolo da peça, é a estrela de qualquer churrasco.

Top Brisket

Corte do peito bovino; apesar de não ser tão macio, é extremamente suculento. É a peça usada para fazer o tradicional churrasco texano, onde é assada lentamente no bafo, até adquirir uma crosta crocante e um interior que desmancha na boca.

Brisket ao estilo texano sendo fatiado

Brisket texano; cerca de 12 horas assando no bafo para chegar neste resultado

Baby Beef

Corte muito comum na América do Sul, em especial Uruguai e Argentina; é um corte em formato de medalhão feito do miolo da alcatra. Perfeito para assar na churrasqueira ou grelhar na chapa de ferro.

Ribeye Steak

O ribeye steak é o nome americano do ojo de bife argentino, e atende por filé de costela no Brasil; como o nome já diz, é um corte entre a sexta e décima segunda costela do boi.

Se for servido com o osso da costela, vira o também muito conhecido prime rib.

Prime rib sendo assado na brasa

O osso do prime rib não é só para o visual; ele também ajuda no cozimento da peça


Compre Carnes Nobres no Entregalo